quinta-feira, 18 de junho de 2009

O quanto você é racista?


Li hoje de manhã uma matéria referente a uma pesquisa constatando que o brasileiro, ao contrário do que se apregoa, é sim racista. (inclusive as crianças nas escolas também).
Tentei capturar o link mas á página (Yahoo) já foi atualizada, mas depois vou acrescentar quando localizar.
O texto diz que há o teor não apenas racista, mas também preconceituoso contra as minorias, isso incluí os deficientes físicos.
Isso não me surpreende como novidade. Desde sempre, e com certa frequência ouço piadas jocosas e humilhantes contra negros. Aquelas piadas em forma de "brincadeira"..."preto com alma branca"...."se não faz na entrada"....etc....
Poderia até dizer que são corriqueiras, tal a frequência que se repetem. No trabalho, no ônibus, nas faculdade, entre amigos. Já ouvi de diversas formas e em diferentes graus.
Quando isso acontece, quando ouço, não rio, não acho graça, não compactuo com ninguém que seja por qual motivo for, se considere superior á qualquer outro ser humano.
Também observo a Síndrome de Michael Jackson. Há pessoas (afro-descendentes) que dizem: Ele é preto, eu sou moreno. (!?!?!) Não se reconhecem dentro dos seus próprios traços, dentro da sua origem.
(Acho que escondem de si mesmo a certidão de nascimento).
Acho sim, que o Brasil tem uma enorme dívida com a Raça Negra, anos de atraso devido a vergonhosa escravidão....ainda fico dúvida quanto ao Sistema de Cotas, porém, é fato que ainda a discriminação existe e persiste.
Exceto o extraordinário Lazáro Ramos, e também Thais Araújo, quantos negros estão na mídia protagonizando os melhores papéis na novelas, nos comerciais, nos SP Fashion Week da vida??? Resp:...........................
Quantos deles são empregados, motoristas, cozinheiros, e ladrões na televisão??????.....Resp: Váaaaarios!!!!!
Não me refiro de forma alguma com preconceito as profissões citadas acima, (são funções dignas como quaisquer outras). Apenas quis exemplificar essa mentalidade errônea de que o negro só exerce atividades "menos graduadas" que não necessitam de diplomas, de muito estudo, ou de pequeno destaque social.
É essa a imagem que é vendida e de certa forma aceita. É uma triste realidade.
Sou brasileira e tenho muitíssimo orgulho disso, e não estou generalizando e afirmando que os brasileiros na sua completa totalidade são preconceituosos, e sim uma grande parcela que é hipócrita e que tem um preconceito velado, não dito.
Aliás, esse é um traço da raça humana, comparar-se com o seu semelhante, e valorizar-se através da cor da pele, da conta bancária, da posição social.
Há também no mundo inteiro a discrimanação contra judeus, asiáticos, gays, etc.....Todos que de alguma forma não se encaixam no padrão tido Ariano que Hittler tanto prezava, ou que não estão dentro do que é considerado "normal", daquilo que é diferente.
É preciso que NÓS, a sociedade como um todo repense os seus "valores e conceitos" e enxergue que na verdade não há etnias, separações, branco preto ou amarelo, há apenas Gente.
Achei interessante essa publicação na semana seguinte á Parada Gay, que é uma outra grande batalha a ser trilhada. Há muitos tabus que precisam ser extintos.
Tenho amigos queridos e pessoas próximas que não podem "respirar" livremente porque a sociedade ainda não os reconhecem totalmente nos seus direitos e deveres.
Também é uma luta grande e sem fim, e estou de camarote para apoiá-los e ouvir com orgulho essa Voz a ecoar.....mas esse comentário fica pra depois.

Nenhum comentário: