sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A internet estimula ou acomoda as crianças, e os adultos???








Copiei somente o título porque achei interessante e sempre me questiono á respeito do uso da tecnologia nos dias atuais.
Questiono inclusive a forma pela qual EU utilizo essa ferramenta.
Penso que a Internet é um advento maravilhoso que a cada dia ganha maiores proporções e melhor utilidade, mas também torna-se um espaço repleto á cultura do imediatismo, do descartável e do banal.
Tudo depende da forma como a pessoa que está em frente á tela do computador, lida com esse ciber-universo.

Prós e Contras @@@

Num "mea-culpa", reconheço que após o acesso irrestrito que mantenho on line, (até de uma maneira meio compulsiva), diminuiu e muito a carga horária que dispenso ao livros.** Ponto Negativo!! :(

Nesse quesito é lamentável o número de crianças que jamais pisaram numa biblioteca tradicional, e folhearam as inciclopédias em busca do tema para o trabalho escolar. Hoje o movimento mais eficiente, infelizmente é o Control C/ Control Z....Simples assim....e com isso perdem em qualidade de conhecimento em não ler, resumir e assimilar o conteúdo...**Ponto Negativo!! :(
(Sim, eu sou antiga...já tive (e ainda tenho) carteirinha da biblioteca com foto 3 x4....e me orgulhava como se fosse uma credencial/passaporte livre para o Playcenter!!!)

Também sei que "disperdiço" horas conectada á vários sites de relacionamento, são tantos que ás vezes não dou conta da atualização dos mesmos.
No msn ás vezes encontro pessoas legais e engrenamos um papo bacana, em outras surgem diante dos olhos aqueles chatos irremediáveis que estão sempre no... "Oii"" E ai? Tudo bem? Hã, Humm, Axo, Aki, Miga, Miguxa..e todo o "Internêtes-Eca!!" Dãaaa, .......**Ponto Negativo!!! :(

O número de casos envolvendo golpes financeiros, bancários, pirâmides, hacckers invadindo sistemas, falsários e exploradores de todo o tipo aumentou e prolifera. **Ponto Negativo!! :(

Em muitos lugares do Brasil e do mundo, essa realidade ainda está distante, há regiões que não possuem encanamento e nem luz elétrica), imagine inclusão digital!!! E mesmo nas grandes cidades os valores cobrados para a conexão rápida, ainda são caros para o padrão médio brasileiro. ** Ponto Negativo!! :(

Segundo as pesquisas recentes, as novas gerações se adaptam com maior facilidade á tecnologia. As crianças através dos games precocemente desenvolvem grande desenvoltura e capacidade de discernimento para tomar decisões rápidas e tem o raciocínio estimulado, o que lhes auxiliará na vida adulta e profissional....Em contrapartida, passam muitas horas nesse entretenimento, ficam fissuradas e quase hipnóticas, e assim perdem o lado lúdico da infância. Muitas não saberão de fato, como é brincar de ciranda, amarelinha, queimada, etc....Não viverão a infância em sua totalidade. O que poderá lhes prejudicar no futuro. ** Ponto Positivo e Negativo!! :) :(

Algo que considero excelente, é a atualização instantânea de todas as informações possíveis e imaginários de tudo o que acontece na esquina de cada bairro e no mundo inteiro, incluíndo todas as órbitas do planeta!! (Ou seja, com um mínimo acesso virtual, hoje em dia só é alienado, orelhudo, quem quer) **Ponto Positivo!! :)

Há dicionários virtuais, corretores gramáticais, cursos de todos os tipos via web, informações diversas, pesquisas sobre quaisquer assuntos, estudos científicos, estatísticas, dicas de saúde ou beleza, fóruns de discussão, chats, guia de ruas, etc...tudo á um clique de distância. **Ponto Positivo!! :)

As livrarias on line disponibilizam inacreditáveis descontos de 50, 80% para os amantes da literatura, preços diferenciados das lojas físicas, o que nos possibilta adquirir títulos excelentes nessa época de crise $. ** Ponto Positivo!! :)

É possível manter contato permanente com amigos de infância, paqueras, "ex"-colegas de trabalho ou estudo, mandar emails e obter a resposta em poucos minutos, etc.. ** Ponto Positivo!! :)

Enfim, o uso da Internet é inerente ao desenvolvimento e a necessidade humana, não pode ser ignorada, mas também não pode ser superestimada.
Há de se ter um uso consciente, equilibrando o aspecto recreativo, econômico e social, mas nunca esquecendo que as relações diretas, o olho no olho, o aperto cordial de mãos e o chopp no bar com os amigos, não substituem essa Extraordinária invenção tecnológica que jamais conseguiremos voltar á viver sem.
O homem avança em descobertas, em inteligência, (e em atitudes insanas e egocêntricas, em alguns casos) cada vez mais....bem ou mal, é o preço que se paga.
O botão foi acionado, não há como parar.
Mas não é algo mal, nocivo, pelo contrário, doses de bom senso podem equilibrar o convívio inevitável do "criador"e "criatura".

Em tempo....(Correções e ajustes no texto ficam para mais tarde;( tirando uma onda....Axu ki kansei.....

Nenhum comentário: