quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Nostalgia da amizade

Saudades de minha amiga Sílvia.
Tempos idos do colegial. Inúmeras aulas cabuladas, no pátio, falando sobre namorados, pretensamente filosofando sobre a vida, desventuras da adolescência.
Tínhamos o desplante de deitar no banco da escola, bem espaçosas olhando e sol e ficar falando, falando sem parar...Tínhamos ao mesmo tempo semelhanças incríveis e diferenças astrônomicas que se completavam.
A aula preferida p/a nossa ausência era a de física, já que entendíamos quase nada mesmo. Mas servia qualquer matéria, o assunto do fim de semana era mais importante. No fim do mês, a nota era lastimável, sem contar a bomba de fim de ano...
Ela apaixonada por aquele garoto baixinho com nome de bicho.... Tatu:::eu pelo italiano blazé...Francesco. Ah,que paixão!! Que hoje vejo que não era, sem consistência, sem graça, sem nada....talvez ali eu já gostasse do diferente, fora do comum, mas só....no resto era muito sem sal, meio down... claro que na época eu não pensava assim.
Foi ela quem me ensinou a gostar de MPB, Alpha FM, que hoje adoro, e antes achava horrível!! Quem pela 1º vez me falou sobre teatro, e a paixão pelo Cazuza, um dos maiores poetas que já existiu.
Juntas viajávamos na maionese, qd essa expressão nem existia, embarcávamos no desatino da outra e ninguém entendia nada, achavam que éramos meio excêntricas ou retardadas.
Tínhamos o mesmo time para piadas, olhares intuitivos, pensamentos esquisitos.
Tbm adoravámos ter a cor dos olhos similares, a mesma ascêndencia espanhola...eu só metade, daí vem o sobrenome bem comum... "SILVA", ela, toda orgulhosa do seu majestoso "GUESSO"...que chique!!...Brincávamos que talvez poderíamos até ser parentes muitíssimos distantes....que bobagem...rs
A vida corre, evoluímos, crescemos, eu não muito, (no que se refere ao tamanho...rs, nem ela, pois tbm era "compacta"....rs.
No entanto, ainda procuro nas amizades, principalmente nas femininas, alguém que possua o mesmo vigor, a mesma empatia, a mesma linha de sintonia rara que tínhamos, algo como irmãs, como vidas passadas (p/ quem acredita) e que por enquanto não encontrei em ninguém e em lugar nenhum.
O meu 1º texto do ano seria em homenagem ao AMOR, mas optei pela Amizade que tbm é algo valioso e que fica eternizado no dia-a-dia e no pensamento.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Amizade é realmente um barato. Eu tenho certa facilidade em sociabilizar com as pessoas, sinto-me afortunado por isso. Existem pessoas das quais nos tornamos próximos á partir do primeiro contato, encontramos inúmeras características que nos saltam aos olhos, porém em um segundo momento, somem deixando apenas a lembrança. Existem outras amizades que duram uma eternidade e que o tempo trata de afastar e nos encontros casuais fica a ligeira impressão de que jamais conheci tal pessoa.

Não consigo classificar, ordenar, filtrar os tipos de relações de amizade que mantenho, alguns são amigos passageiros, outros vem para ficar e o tempo me diz quem é quem.

giona disse...

Como é bom recordar boas amizades, ne? adorei o seu texto, muito bem feito...